quinta-feira, 2 de abril de 2009

Inverno chegando- cuidando das roupinhas

Guardando a roupa de inverno
Para proteger o vestuário de lã da traças, coloque nos armários e gavetas folhas de hortelã fresca, fechadas num saco de musselina, e deixe secar
Lã - como conservar
Peças de lã não reagem bem a lavagens normais. O tecido encolhe bastante depois do contato com a água, por isso é preferível a lavagem a seco. Se você precisar tirar uma mancha com rapidez, a melhor alternativa é usar uma solução de água, sal e um pouco de amoníaco. A roupa não pode ser torcida, e sim espremida. Na hora de secar, não coloque no sol. Deixe a roupa de lã num local ventilado na sombra, de preferência sobre uma toalha.
Retirar bolinhas de roupa de lã
Na temporada de inverno é muito comum o aparecimento de bolinhas nas roupas de frio, principalmente aquelas feitas em lã. Essas bolinhas aparecem por causa do contato com outras roupas ou de lavagens freqüentes.
Você pode utilizar um método caseiro para retirá-las. Primeiro, estenda a roupa em uma superfície plana e lisa. Enrole fita crepe ou durex na mão, deixando a parte adesiva para fora. Com movimentos rápidos grude a fita na roupa e puxe, fazendo com que as bolinhas fiquem presas na fita. Já há no comércio um equipamento conhecido como papa-bolinhas.
Conservando roupas de couro
Nunca use produtos de limpeza, sabão de cozinha, sabonetes, detergentes, óleos ou álcool. Não guarde a peça em saco plástico. Isso pode causar mofo. Caso isto aconteça, use um pano branco de algodão embebido em água e vinagre branco e deixe secar naturalmente. O couro tem um odor forte; para que não fique muito intenso, coloque sempre a roupa para arejar. Nunca coloque sua peça de couro em máquina de lavar ou secar. Se a peça molhar, seque naturalmente evitando calor direto e umidade. Há uma diferença entre couro tingido do couro pintado. Os tingidos são: chamoix, camurça e raspa. Para este tipo de vestuário procure uma lavanderia especializada. Os demais são pintados.
Guardando os sapatos
É possível manter os sapatos com bom estado durante anos. Da mesma forma que as roupas, os calçados também precisam de higiene, embora sendo o couro diferente do tecido e exigindo materiais próprios para a limpeza e cuidados na hora de guardar. Não empilhe sapato sobre sapato. Limpe-os sempre antes de guardá-los. Sapatos de boa qualidade merecem ficar em formas para não perderem o formato. Não guarde os sapatos nas caixas. O ideal são saquinhos de flanela separando os pares e nunca os guarde em saco plástico. Evite usar o mesmo sapato por vários dias seguidos.

Beijos

Fonte:Boas Dicas

Nenhum comentário: