quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pashimina

Muitos acham que pashimina é a denominação da famosa manta, mas na verdade, este é o nome do fio usado. Cada vez mais a pashimina vem mostrando que veio para ficar e hoje é um dos itens indispensáveis no nosso guarda-roupa.
A palavra pashimina possui várias explicações. Uns dizem que vem da palavra Persa para lã, outros que deriva da palavra ipashami que se refere a fina lã da Chvangrai, a cabra selvagem do Himalaia (Cabra Hibiscus Ibex).
Muitos confudem a pashimina com o cashmere. Apesar de serem parentes próximos, existem diferenças entre os dois. O cashmere, originário da Cachemira, no norte da India, possui uma textura mais grossa e áspera. Feito da totalidade do pelo das cabras da montanha apresenta uma fibra mais grossa, por volta de 16 a 19 microns em diâmetro contra a grossura de 10 a 16 microns da pashimina. Esta diferença se deve ao fato de apenas o sub-pêlo da barriga das cabras selvagens serem usados para a produção da pashimina. Já o cashmere aproveita o pelo das cabras na sua totalidade.
A trama da pashimina é tão fina que demanda um fio de mais de 3 quilômetros para completar um pequeno xale. São necessários 7 animais para produzir uma única peça.
Cuidar da pashimina não é difícil. Guarde o seu xale enrolado para evitar desgaste na área dobrada. O ideal é lavar a seco, mas se lavar em casa tome alguns cuidados. Não ponha na máquina. Lave a mão. Basta lavar em água morna para fria, com xampu natural para cabelos com ph baixo. Torça com o auxílio de uma toalha felpuda, estenda o xale para secar numa superfície plana e bem ventilada para que ele reassuma sua forma natural. Passe com leveza com um ferro a vapor.
A pashimina é fácil de usar e muito chique (adoroooo). Um luxo com vestidos, casaquinhos, terninhos, jeans e camiseta. Ela fica bem nos ombros, no pescoço, na cintura, na cabeça.
Agora é só usar e ficar bem quentinha no inverno, que aliás tá de matar este ano!
Obrigado ao Luizinho por ter enviado um texto sobre as pashiminas "para o seu blog"rsrs.

Beijos, até a próxima!

Um comentário:

Luizinho disse...

É isso aí, Vanessa!
Amigos são para essas coisas,
Beijo,
Luizinho